1. Lavar as mãos após usar o banheiro
Pode acreditar que em pleno século 21 ainda tem gente que não lava as mãos com sabonete, após usar o banheiro. Essas pessoas provavelmente não sabem que podem causar doenças não apenas nelas próprias mas em todos ao redor,vez que as bactérias se espalham por contato com um simples aperto de mão. Então, se foi ao banheiro e não tem sabonete, lave as mãos com água e use o álcool gel.
2. Evitar contaminação de alimentos
Para isso é importante cuidar para não manipular alimentos prontos, cozidos, assados, etc. junto com alimentos crus, principalmente as carnes. Neste caso há um alto risco de contaminação cruzada, transferência de micróbios patogênicos causadores de doença, de um alimento normalmente cru para outro alimento. Portanto tenha uma tábua para cortar carne crua e outro para cortar carne cozida ou assada no caso do churrasco, por exemplo. Nesta mesma lógica, vamos ao próximo tópico que falar de frutas.
3. Higienizar as frutas antes de comer
Higienizar as frutas antes de comer, mesmo que você não vai comer a casca. As cascas das frutas estão cheias de bactérias. Quando cortamos a fruta as bactérias de fora vão para dentro do alimento, por isso a importância de lavar as frutas e hortaliças com cascas, mesmo que seja em água corrente, para eliminar as bactérias e não contaminar o alimento. Não usar sabão, o ideal é usar o hipoclorito de sódio, três gotas para um litro de água ou deixar de molho por alguns minutos em vinagre: 1 colher para um litro de água. Por falar em água…
4. Se hidratar diariamente
Beber, ao menos, 2 litros de água diariamente. Isso é bom para a pele, para a saúde, e para prevenir uma série de doenças. Você pode optar por substituir parte desta água por água de coco, que além de todos os benefícios da água, ainda é um ótimo isotônico natural.
5. Cuidados com latas de alimentos
Lavar latas dos alimentos antes de consumi-los, assim como os alimentos com caixa. As latas ou caixas de alimentos como leite, leite condensado, creme de leite, lata de sardinha, etc. devem ser lavados antes de abertos para não contaminar o conteúdo interno. Diferente das cascas dos alimentos estes podem ser lavados com água e sabão.
6. Rótulos dos alimentos
Desenvolva o hábito de ler rótulos dos alimentos antes de comprar. O grande problema não é consumir alimentos industrializados(apesar de sabermos que não é tão bom) e sim consumir alimentos industrializados com alto teor de sódio, açúcar e gordura. Sempre verifique quais os primeiros ingredientes informados no rótulo pois eles aparecem em quantidades decrescentes. Se for comprar um chocolate amargo, que é melhor para a saúde por ter maior quantidade de cacau do que de leite e açúcar, por exemplo, verifique se o primeiro ingrediente é massa de cacau, se for açúcar não é um chocolate amargo. A regra também serve para os pães e biscoitos integrais. Observe se o primeiro ingrediente da lista é realmente a farinha de trigo integral. Os sucos de caixinha também têm maiores quantidades de açúcar, água, conservantes e um percentual bem pequeno de néctar da fruta, ou seja, deveria ser proibido serem comercializados como suco de fruta.
Aqui na NutGreen nossa água de coco é 100% natural. Pura água de coco, sem adição de açúcar, conservantes ou outros ingredientes. Tudo do coco direto para a garrafa!
7. Cobrir alimentos prontos
Pode parecer algo simples, mas é muito importante cobrir os alimentos prontos para evitar que moscas ou outros insetos pousem. Moscas podem carregar até 351 tipos de bactérias diferentes. Acho que não precisa dizer mais nada, não é?
Esperamos que essas dicas sejam úteis, lembradas e utilizadas no nosso dia a dia.
Fonte:Nutgreen /Imagem Ilustrativa






0 comentário