Desejar o que é alheio a nós é tipicamente humano. Podemos desejar atributos psicológicos, qualidades, características físicas, ocupacionais ou mesmo intelectuais… Qual é a emoção por trás disso?
Por que as pessoas que se destacam do resto são punidas? O prego que se destaca sempre é martelado porque a inveja é uma emoção muito humana. Desejamos o que é dos outros e, quando nos é impossível obtê-lo, atacamo-lo para que perca valor, fique pequeno e deixe de brilhar. Os grandes corações são aqueles que, apesar de sentirem inveja, a reconhecem, mas impedem que ela tome conta de seu comportamento.
Quando alguém brilhar, deixe-o brilhar ainda mais!, porque as grandes histórias, as mais belas obras de arte ou as mais importantes produções científicas jamais teriam acontecido se cada prego que se destaca recebesse sempre um martelo. É trabalho do resto encorajar as qualidades daqueles que nos rodeiam para que cresçam cada vez mais alto e nos encantem com as coisas que tornam um ser humano único e extraordinário.
Fonte: A Mente é Maravilhosa
0 comentário