Os próximos dias na região de Presidente Prudente devem ter uma leve diminuição nas altas temperaturas registradas ao longo da última semana, conforme informações fornecidas pelo professor de Agrometeorologia e diretor da estação meteorológUnoeste (Universidade do Oeste Paulista), Alexandrius de Moraes Barbosa. Mesmo assim, os termômetros devem continuar acima dos 30ºC.
O especialista indica que as previsões apontam para uma queda sutil nas temperaturas e a possibilidade de chuvas isoladas após um período de calor intenso e tempo seco. A partir desta quarta-feira, os termômetros na região devem marcar uma redução, com máximas previstas em torno de 33/34°C até o final de semana.
Um pequeno alívio nas temperaturas que será bem-vindo em comparação com os últimos dias escaldantes da onda de calor. Porém, Alexandrius alerta que essa diminuição será temporária, pois na semana que vem as temperaturas voltarão a subir, alcançando valores na casa dos 37/38°C.
Onda de calor
O professor Alexandrius de Moraes Barbosa destaca que durante esta recente onda de calor, a estação meteorológica da Unoeste registrou o valor máximo de 39,4°C no último domingo. Segundo ele, o recorde histórico de calor em Presidente Prudente foi de 41,4°C, registrado em outubro de 2020.
Chuvas isoladas
De acordo com o professor de Agrometeorologia, até o final de semana, a região deve experimentar pancadas de chuvas isoladas. No entanto, as chuvas mais generalizadas e com um maior volume estão previstas para o final da primeira semana do mês que vem.
“Até o fim de semana há previsão de pancadas de chuvas bem isoladas pela região. Chuvas mais gerais e com maior volume estão previstas para após 6 de outubro”, indica.
Entrega de copos d’água
No último sábado, a Secretaria Municipal de Saúde idealizou uma ação para hidratar o público que compareceu ao Estádio Paulo Constantino, Prudentão, na primeira partida da semifinal da Copa Paulista, entre Grêmio Prudente e São José.
Depois de acionada pela pasta, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) realizaram a entrega de aproximadamente 2 mil copos de água para hidratação, entre às 15h e 18h, que foram utilizados pelo menos duas vezes no ponto de hidratação instalado ao redor do Estádio Paulo Constantino, o Prudentão. Uma tenda também foi montada para que as pessoas pudessem se proteger do sol.
Fonte: O Imparcial /iImagem Ilustrativa






0 comentário