O Governo do Estado inicia em outubro a obra que vai garantir o tratamento de esgoto para todos os moradores de Presidente Venceslau. O investimento vai beneficiar os bairros da Vila Alvorada, Parque São Jorge e Parque São Francisco ao ligá-los ao sistema de saneamento, fazendo com que todo o efluente do município receba o tratamento adequado.
O investimento será de R$ 775 mil, a ser executado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. O trabalho será concluído em 10 meses.
A obra fará com que 72 toneladas/mês de carga orgânica deixem de ser lançadas no Córrego da Fortuna. Isso porque as redes coletoras existentes na Vila Alvorada, Parque São Jorge e Parque São Francisco passarão a ser ligadas às tubulações maiores (chamadas coletores-tronco) que levam o esgoto até a Estação de Tratamento Sul. Serão instalados no total 1,15 km de coletores-tronco.
O município, de 40 mil habitantes, possui duas grandes unidades de afastamento e tratamento de esgoto sanitário urbano, sendo uma que atende à região norte e outra para a porção sul da cidade. Ao fim da obra, todo o sistema será operado pela prefeitura de Presidente Venceslau, que é a responsável pelo sistema de saneamento na cidade.
“O investimento trará muitos benefícios para os moradores de Presidente Venceslau e da região. O córrego da Fortuna ficará com uma aparência muito mais agradável, estimulando, por exemplo, o lazer e a atividade física em seu entorno. O rio passa a ser um ponto de convivência para as famílias”, destaca Mara Ramos, Superintendente do DAEE. “As obras vão contribuir também para revitalização da bacia do Pontal do Paranapanema”.
Fonte: Portal Bueno/Imagem ilustrativa
0 comentário