Logo dlztv oficial

A IMPORTÂNCIA DE SABER DIZER NÃO

Colocar limites para crianças é um grande desafio e responsabilidade dos pais ou de quem convive com a criança. Os pais muitas vezes dizem não. Mas    frequentemente acabam cedendo por causa da reação emocional do filho.

Ceder ajuda a evitar estresses tanto para os pais como para as crianças também.  Será que esse comportamento dos pais vale a pena? Será que eles cedem, com receio de frustrar ou decepcionar o filho? Todos os pais querem que o filho seja feliz e por isso eles cedem? Ou será que eles têm medo de não serem amados pelos filhos?

Quando os pais dizem não, é muito importante não voltar atrás para não reforçar o comportamento da criança.

 É extremamente positivo não ceder a todas as vontades e assim o limite fica bem claro, e quando usado adequadamente mostra que você se importa com o futuro dele.

 Os nãos ensinam às crianças lições importantes sobre a vida e o relacionamento com outras pessoas se tornam saudáveis.

A proteção excessiva evita o contato com a frustração e a criança se torna um adulto fraco diante da sociedade que com certeza não vai corresponder a todos os seus caprichos.

 Em alguns casos é preciso pensar antes de dizer não e sempre que dizer não ele deve vir com uma explicação para que a criança entenda que se você ceder vai ter uma consequência. Assim a aceitação fica mais fácil.

Fale sobre novas possibilidades e procure não dizer não para todos os pedidos da criança. Existem pedidos que não são prejudiciais e que podem ser permitidos. Assim a criança passa a confiar mais nos pais quando dizerem não.

Criança com limites desenvolve capacidades de tolerância e frustrações e se torna uma pessoa mais feliz. O “não” ensina a criança a respeitar regras e limites, bem como a entender que nem sempre é possível obter o que se deseja instantaneamente.

 Cidinha Pascoaloto-Psicóloga-CRP 06/158174. Presencial e online, contato: (18) 99725-6418

Saque seu FGTS juliana Ribeiro
Mais Notícias

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EVANGELHO : (JOÃO 19,25-34)

Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e,Maria Madalena ao lado dela, o discípulo que ele amava,disse à mãe:“Mulher, este é

Leia mais »