Logo dlztv oficial

CONFIRA 7 FRUTAS E VEGETAIS PARA CONSUMIR EM DIAS DE ONDA DE CALOR

Diante da onda de calor que atinge o Brasil nesta semana, especialistas recomendam prestar atenção aos sinais do corpo para evitar os prejuízos que podem surgir nos dias quentes — desidratação, pressão baixa e ressecamento das vias aéreas, por exemplo.

A desidratação é uma das principais preocupações dos médicos, porque o corpo humano é constituído principalmente por água. Em adultos, o percentual varia de 60% a 70%. E manter a hidratação é essencial para regular a temperatura corporal e realizar o transporte de oxigênio, nutrientes e sais minerais.

“Afeta a todos, mas, principalmente, os extremos de idades — as crianças, especialmente abaixo de três anos de idade, e os mais idosos”, explica o endocrinologista Ricardo Barroso.

Além do consumo de água, que deve ser feito ao longo de todo dia, antes mesmo de sentir sede, outra estratégia interessante, de acordo com a nutricionista Gabriela Cilla, é apostar em alimentos frescos.

“Comer bastante frutas que sejam ricas em água, por exemplo, melancia, morango, maçã, laranja. E verduras verdes escura, como pepino, couve-flor e brócolis”, afirma.

Confira alguns benefícios desses alimentos:

  • Melancia

Com baixo valor calórico, a melancia é uma fruta rica em água, com cerca de 90% do elemento em sua composição.

Além disso, a melancia possui uma ampla variedade em vitaminas e minerais, como potássio, magnésio, vitamina A e C.

  • Morango

Presente em inúmeras receitas, o morango é uma fruta rica em vitaminas C, A, E, B5 e B6. Também é fonte de cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio.

  • Maçã

O consumo regular de maçã, associado a um estilo de vida saudável, pode até reduzir o risco de alguns tipos de câncer, diabete e problemas hepáticos.

O alimento possui potássio, fibras, além de compostos antioxidantes na sua composição — que ajudam a combater os radicais livres e possuem ação anti-inflamatória e antiviral.

  • Laranja

A laranja é conhecida, principalmente, pelo seu elevado percentual de vitamina C, que estimula o sistema imunológico e induz maior resistência contra infecções.

Além disso, a fruta também é rica em cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

  • Pepino

O pepino é um vegetal rico em cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, vitaminas do complexo B e vitamina C.

Com sabor neutro, o alimento pode ser utilizado em diversos preparos, desde saladas até acompanhamentos, como o sunomono, típico da culinária japonesa.

  • Couve-flor

Podendo ser consumida crua ou cozida, a couve-flor é rica em fibras, proteínas, minerais e antioxidantes. Também pode ser recomendada para auxiliar as funções digestivas e o trânsito intestinal.

  • Brócolis

Muito versátil nos preparos culinários, o brócolis é rico em cálcio, fósforo, potássio e vitamina A, C, E e K — que beneficiam as funções cognitivas .

*Com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade de São Paulo (USP) e da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA)

Fonte :CNN Brasil

Saque seu FGTS juliana Ribeiro
Mais Notícias

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *