Logo dlztv oficial

DISTÚRBIO ALIMENTAR SELETIVO EM CRIANÇAS: O QUE É, SINTOMAS E TRATAMENTO

O distúrbio alimentar seletivo é um transtorno alimentar comum da infância. Existem crianças que comem sempre os mesmos alimentos, rejeitando experimentar novas opções.  É comum que crianças entre 2 e 6 anos não queiram experimentar comidas novas e nem sempre isso deve preocupar os pais.  Pode-se fazer uma negociação de alimentos diferentes para que a criança desenvolva curiosidade a respeito.

Existem alguns sinais que podem ajudar a identificar se existe um distúrbio. Por exemplo: quando a criança evita grupos alimentares completos como leite e derivados ou todas as frutas, quando faz birras na hora da refeição, quando tranca a boca diante de coisas novas.

 Algumas crianças podem apresentar preferência por alimentos frios, ou com cor clara, ou tem intolerância a cheiro de determinado alimento, apresentando vômitos ou náuseas. Estes sinais e sintomas podem persistir até a idade adulta. As principais causas podem ser também produzidas por problemas psicológicos, fobias sociais, alterações no paladar, dificuldade para mastigar e engolir e dores na barriga.

O tratamento deve ser feito com um psicólogo comportamental para auxiliar na variedade alimentar e ver algumas formas de melhorar e variar a alimentação infantil. O horário da alimentação deve ser tranquilo sem brigas e estresses e nunca castigar a criança caso ela não queira comer.

Ofereça novos alimentos sempre, mas coloque uma opção escolhida por ela no prato, coma na frente dela alimentos que ela não aceita. Isso pode estimular o desejo de experimentar.

O distúrbio da alimentação seletiva pode trazer problemas graves para a criança principalmente atraso no crescimento e no desenvolvimento. Se a criança com todos esses cuidados não conseguir fazer mudanças na alimentação os pais devem levar em um pediatra para avaliação de um possível transtorno.

 Cidinha Pascoaloto-Psicóloga-CRP 06/158174. Presencial e online, contato: (18) 99725-6418

Saque seu FGTS juliana Ribeiro
Mais Notícias

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EVANGELHO : (JOÃO 19,25-34)

Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e,Maria Madalena ao lado dela, o discípulo que ele amava,disse à mãe:“Mulher, este é

Leia mais »